terça-feira, 18 de maio de 2010

Para além da espécie - Um projecto de desenvolvimento social

Conheça o projecto SIMABÔ:

A Organização
Denominação
SI MA BÔ – Associação para a protecção dos animais e do ambiente – Mindelo, São Vicente – Tel. 2315834 / 2312465 / 9937347, registada no Cartório de São Vicente no dia 3 de Dezembro de 2008 (cópia do Boletim Oficial em anexo)

Objecto social - Do artigo 3 dos Estatutos
“Melhorar as condições de vida da população das ilhas de Cabo Verde, em especial, tentar diminuir a população de cães e gatos vadios através da castração, reduzindo o perigo de transmissão de doenças parasitárias para a população. E ainda através da protecção e conservação de espécies emblemáticas ameaçadas e em perigo de extinção, promovendo o envolvimento da população local nas actividades.”

O projecto

Direcção
A direcção veterinária do projecto está entregue à Dr.ª Rossana Raineri, Directora Sanitária do Centro Veterinário Monviso de San Secondo di Pinerolo (TO), onde os veterinários voluntários que desejam participar no projecto exercem o estágio preparatório gratuito.

Além disso, o Centro Veterinário Monviso é o ponto de referência para os veterinários italianos que se deslocam ao arquipélago, com quem estabelecem contínuos contactos em videochamada para procurarem soluções para os casos mais críticos ou de difícil diagnóstico. Cada veterinário, quando regressa à Itália, envia para o Centro Monviso as amostras recolhidas durante a permanência, com o fim de focalizar com o tempo um quadro epidemiológico suficientemente claro e poder proceder em consequência, sob o ponto de vista terapêutico.

Nesta actividade de investigação, o projecto é apoiado activamente pelo Instituto de Parasitologia da Faculdade de Veterinária da Universidade de Turim que efectua as análises das raspagens cutâneas para o estudo comparativo da sarna e outras zoonoses transmitidas por parasitas externos tais como erliquiose, babesiose, lyme, etc., e pelo Instituto de Anatomia Patológica da Faculdade de Veterinária da Universidade de Camerino que efectua gratuitamente o exame histológico das amostras provenientes de autópsias em animais mortos por causas não identificadas e, sobretudo, colabora no estudo epidemiológico da leishmaniose, uma grave zoonose presente na ilha, com o fim de aprontar um tratamento facilmente aplicável. (continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário