quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Já temos microscópio!


Uma conquista importante: desde Dezembro passado, podemos utilizar, quando necessário, o microscópio do laboratório de Física, Química e Biologia da Escola Secundária João Augusto Pinto. Através desta parceria, a SIMABÔ terá, a partir de agora, acesso a uma importante ferramenta de diagnóstico que irá certamente reforçar as capacidades de tratar dos animais na ilha de S. Vicente.

O primeiro contacto com a escola foi feito pelo Dr. Stefano Bobbio, veterinário voluntário da SIMABÔ, que em finais de Novembro mostrou a professores de química e física, que têm acesso ao laboratório, uma lâmina de microscópio com raspado da pele do cão Sarna Peixe (na foto, quando recolhido no mercado de peixe), que sofre de uma forma grave de sarna.

Algum tempo depois, foi realizado o exame microscópico e organizaram-se reuniões com o envolvimento dos alunos. Em 18 de Dezembro houve a primeira reunião com os meninos, durante a qual os nossos veterinários, Dr. Sestini e Dra. Magnelli, mostraram várias lâminas e Silvia Punzo, presidente da SIMABÔ, mostrou vários slides sobre casos de animais gravemente doentes que se recuperaram com os cuidados recebidos no nosso abrigo. São histórias tocantes, que comoveram profundamente os estudantes. A segunda reunião sempre sobre “parasitas externos”, foi realizada em 5 de Janeiro, e em Fevereiro o tema será “parasitas intestinais”.

Agradecemos ao director da escola JAP, Prof. Emanuel do Rosario, à Profesora Ivone Moreira, responsável pelos contactos com a SIMABÔ e aos professores George Cruz (química), Maria Antónia Fonseca (biologia) e Nilton Rocha (física) pela sua colaboração.

(resumo de notícia do projecto italiano AgireOra Network: 'Sostegno a SI MA BÔ in Italia')

Sem comentários:

Enviar um comentário